-
-
O ARTISTA
Brasileiro, de origem armênia, Ara Vartanian nasceu em Beirute, no Líbano, e se mudou para o Brasil com a família quando tinha apenas 1 ano. A paixão pelas pedras está no sangue: ao se estabelecer em São Paulo, seu pai se tornou um dos mais proeminentes fornecedores de diamantes e outras gemas preciosas no Brasil, além de joias criadas por importantes designers europeus e pela mãe de Ara. Inicialmente, ele tentou negar a vocação: estudou economia na Universidade de Boston e, depois de formado, trabalhou por quatro anos em Nova York como trader especializado em Nasdaq. Mas seu destino já parecia traçado e, em 2000, Ara voltou para o Brasil e deu os primeiros passos na área, atuando na empresa do pai. Em paralelo, em 2002 começou a assinar as próprias joias. Sucesso instantâneo, suas peças passaram a ser vendidas internacionalmente já naquele mesmo ano.
Em 2005, Ara alçou voo solo e inaugurou o ateliê da marca que carrega seu nome. Com conhecimento profundo da joalheria clássica, Ara desafiou a lógica dominante no uso das pedras, uma linha de pensamento que se tornou o epicentro do seu trabalho. Consolidouse com peças atemporais que carregam um toque de subversão e muita emoção. São joias lindas de se ver, por todos os lados e ângulos – uma preocupação constante na carreira de Ara, assim como o conforto e a originalidade! O que traz criatividade é a emoção. Sempre fui muito sincero com meus sentimentos nessa relação que envolve a mim, a pedra e o design”, diz o joalheiro.
A modelo brasileira Sabrina Gasperin é a musa inspiradora, em todos os sentidos, do trabalho de Ara. Juntos desde 2006, eles escreveram em parceria muitos capítulos da trajetória da marca: foi Sabrina quem estrelou a primeira campanha – e tantas outras que definiram esses 20 anos de história. Ela também desenvolveu peças em uma linha com seu nome, como o brinco Bone, um dos best-sellers da joalheria. !As campanhas que fazemos são uma história de amor, um amor muito genuíno entre duas pessoas. Um dia, vamos olhar para trás e ver que essa trajetória criativa se mistura a um book de família”, acredita Ara.
Sempre aberto a dialogar com outras mentes criativas e a estimular o intercâmbio de ideias, o joalheiro desenvolveu parcerias com grandes artistas contemporâneos, como uma coleção com Janaina Tschäpe e uma obra de arte com Ernesto Neto. Com a supermodel Kate Moss, Ara lançou, em 2017, uma collab com 27 peças criadas a quatro mãos, entre elas anéis e pingentes de mandala.